Gerador de Energia Através da Gravidade
Publicado em 15 de novembro de 2013
A empresa RAR energia com sede em Porto Alegre anunciou o desenvolvimento de um gerador que utiliza a força da gravidade para gerar energia.
O gerador aproveita a gravidade e produz 30 kW de potência, e um modelo idêntico ao que foi recentemente finalizado na capital gaúcha estaria sendo construído por eles na cidade de Gilman, em Illinois, Estados Unidos. A máquina foi inspirada num motor a combustão, em que um conjunto de pesos é equivalente ao combustível e aos pistões, que acionam as bielas conectadas ao virabrequim.
De acordo com o presidente da RAR, a patente já foi solicitada e naturalmente gera uma desconfiança de engenheiros e cientistas uma vez que esta máquina é conhecida como um moto-contínuo, ou seja, um equipamento hipotético os quais reutilizariam indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento. E assim desafia as leis da física uma vez que rompe a 2ª lei da termodinâmica que diz que é impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transferir energia e assim realizar trabalho de forma contínua e perpétua.
A empresa ainda não fez uma demonstração ao público. Caso comprove a eficiência e veracidade desta máquina, será muito importante o desenvolvimento deste gerador uma vez que poderá produzir energia em quaisquer circunstâncias já que ela depende exclusivamente da gravidade.